Saltar al contenido

Como usar o WinRAR para extrair e comprimir arquivos

Como usar o WinRAR para extrair e compactar arquivos

WinRAR tem ocupado um lugar quente no coração de milhões de fãs e usuários do dia-a-dia devido à sua simplicidade, conveniência e foco claro na forma como os arquivos são criados e tratados. Na verdade, criar um novo arquivo se tornou tão fácil quanto amarrar seus sapatos, e para isso seriam necessárias apenas várias ações muito simples. Neste artigo vou lhe dizer como usar WinRAR: como comprimir arquivos e como extraí-los do arquivo.

Como comprimir arquivos usando WinRAR

Como você já deve ter notado, WinRAR se integra perfeitamente ao shell do navegador e novos itens aparecem nos menus de contexto após a instalação do aplicativo. Você pode usar estes itens para criar um novo arquivo a partir dos arquivos selecionados. É assim que funciona:

1. selecione os arquivos individuais apropriados na pasta ativa com as combinações Ctrl + Click, Shift + Click ou simplesmente arrastando o cursor do mouse sobre os arquivos com o botão esquerdo do mouse pressionado. De qualquer forma, você precisa selecionar um grupo de arquivos, e você pode usar qualquer método para fazê-lo.

Como usar o WinRAR para extrair e compactar arquivos_

2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer um dos arquivos selecionados, após isso o menu de contexto aparecerá na tela.

3. selecione o item «Adicionar ao arquivo…».

4. Agora você pode ver o formulário de configuração. Aqui você pode configurar o nome do arquivo, formato, método de compressão, adicionar a senha, criar um arquivo auto-extraível, dividir o arquivo em várias partes e assim por diante. Descubra todas as opções e conheça as possibilidades do produto.

5. Após todas as configurações definidas, clique no botão OK, e o arquivo, intitulado com as configurações no sobrenome do formulário, será criado na pasta ativa.

6. Nota: No menu de contexto ao invés de «Adicionar ao arquivo…» você pode selecionar a opção «Adicionar ao nome da pasta». Neste caso, as configurações da pasta não aparecerão, e o arquivo será imediatamente criado com as configurações padrão e intitulado com o nome da pasta ativa. Este método é um pouco mais rápido.

Como usar o WinRAR para extrair arquivos

O procedimento de extração dos arquivos funciona de forma semelhante:

1. Clique com o botão direito do mouse no arquivo correspondente. No menu de contexto haverá 4 opções possíveis, e podemos utilizar todas elas.

2. A primeira opção é selecionar o item «Abrir com WinRAR» no menu de contexto. Após fazer esta escolha, será aberto o formulário WinRAR principal, onde você poderá investigar o conteúdo do arquivo. Para extrair os arquivos, clique no botão «Extrair até» na barra de ferramentas.

3. No formulário de configuração que aparece, você define todas as opções necessárias para extrair os arquivos. Uma vez concluída esta etapa, clique no botão OK e o conteúdo do arquivo será extraído para a pasta personalizada.

4. A próxima opção, que você pode escolher no menu de contexto, é «Extrato de Arquivos…». Com sua ajuda, você pode descompactar o arquivo sem olhar para o conteúdo. Ao pressioná-lo, o formulário de configuração imediata aparecerá imediatamente, e você poderá extrair os arquivos imediatamente usando o botão OK.

Duas outras opções são «Extrair aqui» e «Extrair para nome de pasta». O primeiro descompacta os arquivos na pasta ativa, e o último extrai o conteúdo do arquivo na subpasta, com o mesmo título que o próprio arquivo.

Pode lhe interessar:  Como remover a senha do arquivo WinRAR

O uso do WinRAR não é nada de extraordinário ou especial, todas as características são basicamente combinadas de 2 formas primárias. Graças ao suporte do ZIP e dos novos formatos RAR5, você pode gerenciar os arquivos não apenas em RAR, mas também em outros formatos, e a funcionalidade não é limitada apenas por isso.