Saltar al contenido

Como usar o WinRAR para reparar um arquivo corrompido

Às vezes acontece de o arquivo ser corrompido. Isso pode acontecer por diferentes razões: falha incorreta do disco rígido, erro de sistema durante o procedimento de arquivamento, falha no download completo do arquivo do recurso web. Neste caso podemos tentar reparar o arquivo usando o WinRAR e restaurar o seu conteúdo. Neste artigo descreverei com precisão, passo a passo, como fazer isso.

Antes de mais nada, gostaria de avisar que nem todos os arquivos podem ser restaurados. Se as informações para a restauração não foram adicionadas ao arquivo durante a criação do arquivo, as chances de sucesso são próximas de zero. Certifique-se também de que o tamanho do arquivo é igual ao tamanho do arquivo fonte – de fato, pode ocorrer perda de conexão e o arquivo não foi baixado da web completamente.

Método №1 – Usando a função WinRAR embutida

Portanto, estamos tentando extrair o arquivo, como de costume, e anotamos a seguinte mensagem:

Como usar o WinRAR para reparar arquivo corrompido

Se o arquivo não abrir devido a uma senha incorreta, este caso é resolvido: basta usar o utilitário Advanced File Password Recovery para restaurar uma senha se você a esqueceu. Por mais complexa que seja a senha, ela ainda pode ser restaurada por um período de tempo adequado, você só precisa ser paciente.

A função de reparo do arquivo é integrada na casca do WinRAR, portanto não há necessidade de aplicar nenhuma utilidade externa para a restauração.

Aqui está a descrição detalhada do procedimento:

Abra o aplicativo WinRAR usando o menu de atalho «Start» e vá para o local onde o arquivo apropriado está armazenado.
Selecione o arquivo danificado no armazenamento do disco e clique no ícone Reparar na barra de ferramentas na parte superior do formulário.

  • Se não houver tal ícone na barra de ferramentas, clique na lista suspensa (nó «Ferramentas») e escolha «Repararar Arquivo».

  • Depois disso, surge um novo diálogo. Aqui você pode definir o local onde você deseja salvar o arquivo após corrigir o erro. Faça a sua escolha e clique em OK.

  • Quando o procedimento de fixação estiver completo, encontre o nome do arquivo rebuilt.rar. Este é o arquivo restaurado que resultou do procedimento de reparo.

Método №2 – Usando o menu de atalhos WinRAR

Se o seu arquivo não é uma entidade única (como um pacote de software ou uma imagem ISO) e consiste em várias fotos ou texto, você pode tentar extrair apenas aqueles arquivos que não estão corrompidos do arquivo e pular os objetos quebrados. Aqui está a instrução, como fazer:

Abra o WinRAR através do menu iniciar e encontre o arquivo correspondente que você deseja restaurar. Clique no botão «Extrair para» na barra de ferramentas.

  • Defina o caminho de destino, onde você quer que o conteúdo não corrompido do arquivo seja extraído, e defina a caixa de seleção «Manter arquivos quebrados».

Clique em OK para iniciar a rotina de extração. Se você encontrar mensagens de erro durante o processo, ignore-as e abra a pasta com os arquivos extraídos. Dentro dele você deve ver os arquivos processados não quebrados do arquivo danificado.

Eu espero que você possa ter uma idéia de como usar o WinRAR para reparar arquivos corruptos. Usando este recurso, você pode restaurar não apenas o arquivo RAR, mas também o arquivo ZIP.

Pode lhe interessar:  Como usar o WinRAR para Mac OS